Get Adobe Flash player

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como criar um Disco Inicializavel/bootavel do windows

Criar CDs/DVDs bootáveis e personalizados (http://house-info.blogspot.com.br/2010/07/criar-cdsdvds-bootaveis-e.html)

     CD ou DVD bootável é aquele que permite inicialização no momento que ligamos o computador. Para isso ser possível configuramos na BIOS que primeiro seja inicializado o drive de CD/DVD e não o HD. Os CDs/DVDs bootáveis são normalmente usados para instalar sistemas operacionais.
     Em alguns casos o CD/DVD não boota, mesmo configurando na BIOS para ler primeiro o drive de CD/DVD. Os CDs/DVDs com problema de boot podem mostrar as seguinte mensagens na inicialização:
CDBOOT: Cannot boot from CD - Code: 5
Verifying DMI Pool Data ...... Update Success
Boot from CD:
     Apesar desses erros na inicialização, muitas vezes o CD/DVD pode ser executado normalmente através do ambiente de um sistema operacional.
     Personalizar um CD/DVD é quando você faz uma cópia de um outro CD/DVD e ainda inclui mais arquivos, podendo ocupar todo espaço do CD/DVD.
     Por exemplo, a cópia do Windows Seven ocupa 2,2 GB de um DVD e um DVD tem 4,7 GB de capacidade, então, além de colocar o Windows Seven no DVD você pode incluir mais de 2 GB de qualquer conteúdo.
     É possível fazer uma cópia bootável e personalizada (modificada) a partir de um CD/DVD não bootável. Leia mais e veja as possibilidades.

  - O setor de BOOT do CD/DVD.

Quando um CD/DVD tem a possibilidade de boot, então, ele deve ter um setor de BOOT dentro dele. Esse setor do CD/DVD é composto basicamente de um pequeno arquivo do tipo img, bin, bif, ezb, ima ou etcs.
Ao explorar o conteúdo de um CD/DVD, você não deve conseguir visualizar o arquivo que fica dentro do setor de BOOT do CD/DVD. Para visualizar e extrair esse arquivo você precisa de softwares específicos (Exemplo IsoBuster e UltraIso).
Normalmente quando o CD/DVD não boota, mas funciona no ambiente de um sistema operacional é porque no setor de BOOT do CD/DVD não tem nenhum arquivo ou esse arquivo está com problemas.

  - Downloads dos arquivos de BOOT do CD/DVD.

Se você quer fazer uma cópia bootável, mas o CD/DVD que possui não é bootável, então, faça o download do arquivo de BOOT do CD/DVD.
Windows XP (32 bits) -                 download
Windows Vista (32 bits) -              download
Windows Seven (32 bits) -            download**
**Caso você queira criar uma iso de boot do WINDOWS 8, baixe o arquivo de boot do Windows 7 e crie com ela que funciona.
Windows Server 2008 (32 bits) -   download
Linux Ubuntu 10.04 (32 bits) -       download
Com o conteúdo do CD/DVD NÃO bootável mais esse arquivo de BOOT, você pode criar um CD/DVD bootável. Veja agumas formas:
     - Use o UltraIso para criar uma imagem bootável do CD/DVD e grave essa imagem no CD/DVD com o Ashampoo ou Nero.
     - O Ashampoo pode fazer isso sozinho, leia "Gravar CD/DVD bootável e personalizado a partir de outro CD/DVD não bootável" no "Ashampoo Burning Studio".

  - IsoBuster.

IsoBuster é um software usado para recuperação de dados em CDs e DVDs. Clique aqui para fazer o download.
Ao colocar um CD/DVD qualquer no drive, o IsoBuster mostra o conteúdo e detalhes da configuração do CD/DVD, mostra também o arquivo que está no setor de BOOT e permite a extração dele.
Para extrair o arquivo que está no setor de BOOT, com o IsoBuster, clique em "Disco bootável" e do lado direito clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo do tipo img e "Extrai...".

  - UltraIso.

O UltraIso é um software que serve para criar, editar e converter imagens de CD/DVD. Clique aqui para fazer o download e clique aqui para fazer o donwload do serial.
Arquivo de imagem é um arquivo que contém todo o conteúdo de um CD/DVD. Você pode criar arquivos de imagem a partir de CD/DVD e deixar no computador enquanto não consegue uma mídia virgem para fazer a gravação.
Com o UltraIso é possível criar imagens bootáveis de CD/DVD. Depois, para gravar a imagem em um CD/DVD, você vai precisar de um software qualquer de gravação.
Nos procedimentos abaixo utilizei o DVD do Windows Vista, Windows Seven e Windows Server 2008, mas poderia ser qualquer sistema operacional.
  - Extraindo arquivo bootável do CD/DVD.
Para extrair o arquivo que está no setor de BOOT, com o UltraIso, clique em "Inicializável" e "Extrair arquivo inicializável de CD/DVD".
Com o CD/DVD no drive, escolha o local para salvar e clique em "Criar".

  - Convertendo arquivos de imagens.
Para converter imagens de CD/DVD, abra o UltraIso, clique em "Ferramentas" e "Converter imagem".
O UltraIso converte para os formatos "ISO Standart(.ISO)", "Compressão ISO(.ISZ)", "BIN(.BIN/.CUE)", "Alcohol(.MDF/.MDS)", "Nero(.NRG)" ou "CloneCD(.IMG/.CCD/.SUB)".
Selecione a imagem que deseja converter, escolha o formato e clique em "Converter".
Pronto, a imagem já foi convertida.

  - Criar uma imagem de CD/DVD bootável e personalizado a partir de um CD/DVD bootável.
Essa opção é para o caso de você possuir um CD/DVD original bootável e quer fazer uma imagem dele, mas também quer acrescentar mais arquivos, para depois na hora de gravar no CD/DVD ocupar mais da capacidade dele.
Com o CD/DVD bootável no drive abra o UltraIso e clique em "Arquivos" e "Abrir CD/DVD".
Vai abrir um tela para escolher a unidade do drive que está o CD/DVD, escolha e clique em "Abrir".
Ao abrir o conteúdo do CD/DVD no ultraIso, ele já vai fazer algumas configurações no projeto, como o tamanho do disco, configurar o setor bootável e etcs.
Para incluir mais arquivos (personalizar), você deve clicar em "Ação" e "Adicionar arquivos", ou apertar F3 ou pode usar o recurso arrastar e soltar com mouse do seu computador para o UltraIso.
Para finalizar e criar a imagem bootável, clique em "Arquivos" e "Salvar como". Escolha o local, de um nome para sua imagem, escolha o tipo (Arquivo ISO Standart) e clique em "Salvar".
Depois é só aguardar a criação da imagem.
Obs.: Para gravar em um CD/DVD a partir de uma imagem de CD/DVD, você pode usar qualquer software de gravação (Exemplo: Ashampoo e Nero).

  - Criar uma imagem de CD/DVD bootável e personalizado a partir de um CD/DVD NÃO bootável.
Essa opção é para o caso de você possuir um CD/DVD NÃO bootável e quer fazer uma imagem dele, mas quer tornar a imagem bootável e também quer acrescentar mais arquivos.
O primeiro passo é fazer o download do arquivo de BOOT do CD/DVD. Leia acima "Downloads dos arquivos de BOOT do CD/DVD".
Depois você deve copiar para o seu computador o conteúdo do CD/DVD não bootável. O CD/DVD precisa estar funcionando, então, veja se pelo menos ele inicializa a instalação a partir do sistema operacional.
Abra o UltraIso e clique em "Arquivos", "Nova" e "Imagem de CD/DVD Inicializável".
Procure o arquivo inicializável no seu computador e clique em "Abrir". Ao fazer isso, a imagem já vai se tornar "Inicializável". Clique na imagem com "V".
Na tela "Propriedades" em "Média:" escolha a capacidade do seu disco, no meu caso é DVD comum de 4.7 Gb. Marque "Joliet" e "UDF", marque "RockRidge" caso seja Linux, não precisa alterar o restante das opções. Clique em "Ok".
Agora vamos passar o conteúdo do CD/DVD NÃO inicializável para o UltraIso. Clique em
em "Ação" e "Adicionar pastas", ou aperte F3 para adicionar um arquivo ou utilize o recurso arrastar e soltar com mouse do seu computador para o UltraIso.
Para colocar mais conteúdo no disco (personalizar), faça da mesma forma.
Para finalizar e criar a imagem bootável, clique em "Arquivos" e "Salvar como". Escolha o local, de um nome para sua imagem, escolha o tipo (Arquivo ISO Standart) e clique em "Salvar".
Depois é só aguardar a criação da imagem.
Obs.: Para gravar em um CD/DVD a partir de uma imagem de CD/DVD, você pode usar qualquer software de gravação (Exemplo: Ashampoo e Nero).


  - Ashampoo Burning Studio.

Ashampoo é um software bem conheçido usado para gravar CDs, DVDs e Blu-ray, tem um excelente desempenho e é muito fácil de usar. Clique aqui para fazer o download da versão 2012 e Use o serial:

B012AC-775B1A-2AE512  (serial cedido pelo administrador deste blog)

Obs.: No Ashampoo eu tive um problema ao utilizar as "Funções Avançadas". Depois que eu gravava o CD/DVD ele não ficava bootável. O suporte Ashampoo me ajudou e resolvi o problema atualizando o Firmware do meu drive de CD/DVD. Clique aqui para verificar atualizações de firmwares de seu drive de CD/DVD.
Nos procedimentos abaixo utilizei o DVD do Windows Vista, Windows Seven e Windows Server 2008, mas poderia ser qualquer sistema operacional.
  - Gravar CD/DVD a partir dos arquivos do computador.
Essa é uma das opções mais básicas de qualquer software que grava CDs/DVDs.
No Ashampoo ela é a primeira opção e serve para você pegar fotos, documentos, arquivos e etcs do seu computador e gravar em um CD/DVD.
Nessa opção NÃO é possível gravar um CD/DVD bootável.

  - Gravar CD/DVD a partir de outro CD/DVD bootável.
Essa opção também é uma das mais básicas nos programas de gravação de CDs/DVDs. No Ashampoo se chama "Copiar um CD/DVD".
Nessa opção o Ashampoo primeiro vai pedir o CD/DVD bootável. Será criada uma cópia perfeita e temporária no computador e depois o Ashampoo vai pedir um CD/DVD virgem.
Então, ele vai passar a cópia temporária que está no computador para o CD/DVD virgem.
Nessa opção não é possível incluir mais arquivos (personalizar), mas a cópia é perfeita, se no CD/DVD original tiver algum setor de BOOT, a cópia também vai ter, e será bootável.

  - Criar/ Gravar Imagens de Disco.
Nessa opção do Ashampoo você pode criar um arquivo ISO a partir de um CD/DVD ou pode gravar um CD/DVD a partir de um arquivo ISO.
Arquivo ISO é uma imagem de um CD/DVD. Você pode criar arquivos ISO a partir de CD/DVD e deixar no computador enquanto não consegue uma mídia virgem para fazer a gravação.
Quando for gravar um CD/DVD a partir de um arquivo ISO a gravação também é perfeita. Se a ISO possuir setor de BOOT o CD/DVD também vai ter, e será bootável.

  - Gravar CD/DVD bootável e personalizado a partir de outro CD/DVD bootável.
Essa opção é para o caso de você possuir um CD/DVD original bootável e quer fazer uma cópia dele, mas também quer acrescentar mais arquivos para ocupar mais da capacidade do CD/DVD.
Abra o Ashampoo e clique em "Funções Avançadas" e "Criar Cópia Modificada de um CD/DVD Existente".
O Ashampoo vai pedir o CD/DVD original bootável. Ao ler o CD/DVD vai abrir um tela já com todos os arquivos do CD/DVD original incluídos. Aqui você pode incluir mais arquivos ou até mesmo exluir.
Ao avançar o Ashampoo vai criar um cópia temporária do CD/DVD no computador.
Ao terminar ele vai solicitar um CD/DVD virgem para gravar o arquivo temporário do CD/DVD que está no computador e mais os arquivos que o usuário acrescentou.
Pronto, essa é a melhor opção do Ashampoo para fazer uma cópia personalizada.

  - Gravar CD/DVD bootável e personalizado a partir de outro CD/DVD não bootável.
Essa opção é para o caso de você possuir um CD/DVD NÃO bootável e quer fazer uma cópia dele, mas quer torna-lo bootável e também quer acrescentar mais arquivos para ocupar mais da capacidade do CD/DVD.
O primeiro passo é fazer o download do arquivo de BOOT do CD/DVD. Leia acima "Downloads dos arquivos de BOOT do CD/DVD".
Depois você deve copiar para o seu computador o conteúdo do CD/DVD não bootável. O CD/DVD precisa estar funcionando, então, veja se pelo menos ele inicializa a instalação a partir do sistema operacional.
Abra o Ashampoo e clique em "Funções Avançadas" e "Criar um CD/DVD de dados usando ajustes avançados".
Na próxima tela configure Versão-ISO: "ISO 9660 - Level 1", Joliet: "Joliet" e Versão-UDF: "UDF 1.02".
Em "Opções de CD/DVD inicializáveis" marque "Fazer CD/DVD inicializável". Clique em "Procurar" e abra o arquivo inicializável (do setor de BOOT do CD/DVD). Em "Tipo de Inicialização" selecione "Inicialização sem Emulação".
Na tela seguinte você vai "Adicionar" todo o conteúdo do CD/DVD que está no seu computador e pode acrescentar mais coisas se quiser, até ocupar a capacidade do CD/DVD.
Ao avançar o Ashampoo vai pedir um CD/DVD virgem e fazer a gravação.
Pronto, o CD/DVD bootável e personalizado já foi criado.

**Caso você queira criar uma iso de boot do WINDOWS 8, baixe o arquivo de boot do Windows 7 e crie com ela que funciona.

Agradecimentos ao doutor House Informatica
Postar um comentário